terça-feira, 22 de julho de 2008

A quem vai servir o TGV? Quem o ficará a Pagar?!

A QUEM VAI SERVIR O TGV ?


Este é o pensamento político que temos , está em todas:

· Estádios de futebol, hoje às moscas,

· TGV,

· novo aeroporto,

· nova ponte,

· auto-estradas onde bastavam estradas com bom piso,

· etc. etc.


A quem na verdade serve tudo isto?


PORTUGUESES, LEIAM AS LINHAS SEGUINTES E PENSEM A QUEM VAI SERVIR O TGV ...


1. AOS FABRICANTES DE MATERIAL FERROVIÁRIO,

2. ÀS CONSTRUTORAS DE OBRAS PÚBLICAS E ...CLARO,

3. AOS BANCOS QUE VÃO FINANCIAR A OBRA ...


OS PORTUGUESES FICARÃO - UMA VEZ MAIS - ENDIVIDADOS DURANTE DÉCADAS POR CAUSA DE MAIS UMA OBRA MEGALÓMANA ! ! !


Experimente ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio. Comprado o bilhete, dá consigo num comboio que só se diferencia dosnossos 'Alfa' por não ser tão luxuoso e ter menos serviços de apoioaos passageiros. A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder devista, demorou cerca de cinco horas. Não fora conhecer a realidade económica e social desses países, Daria comigo a pensar que os nórdicos, emblemáticos pelos superavites orçamentais, seriam mesmo uns tontos.


Se não os conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos resultantes da substantiva criação de riqueza.


A resposta está na excelência das suas escolas,

· na qualidade do seu Ensino Superior,

· nos seus museus e escolas de arte,

· nas creches e jardins-de-infância em cada esquina,

· nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade.


Percebe-se bem porque não

· construíram estádios de futebol desnecessários,

· constroem aeroportos em cima de pântanos,

· nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meiadúzia de multinacionais.


O TGV é um transporte adequado a países de dimensão continental, extensos,onde o comboio rápido é,numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro,competitivo com o transporte aéreo. É por isso que, para além da já referida pressão de certos grupos quefornecem essas tecnologias, só existe TGV em França ou Espanha (com pequenas extensões a países vizinhos).


É por razões de sensatez que não o encontramos na Noruega, na Suécia, na Holanda e em muitos outros países ricos.


Tirar 20 ou 30 minutos ao 'Alfa' Lisboa-Portoà custa de um investimento de cerca de 7,5 mil milhões de eurosnão trará qualquer benefício à economia do País. Para além de que,dado ser um projecto praticamente não financiado pela União Europeia,ser um presente envenenado para várias gerações de portugueses que,com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de pagar.


Com 7,5 mil milhões de euros podem construir-se:


- 1000 (mil) Escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo que substituam as mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadasexistentes (a 2,5 milhões de euros cada uma);


- mais 1.000 (mil) creches (a 1 milhão de euros cada uma);


- mais 1.000 (mil) centros de dia para os nossos idosos (a 1milhão de euros cada um).


E ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de euros para aplicar em muitas outras carências como, por exemplo, na urgente reabilitação de toda a degradada rede viária secundária.


Cabe ao Governo reflectir. Cabe à Oposição contrapor. Cabe-lhe a si participar Informar e dar a conhecer...


Isso sim, é importante. Alertem por favor!!!

Fiquemos atentos e sejamos activos. Trata-se do nosso futuro e dos nossos filhos e netos.

Sem comentários: